Baleia é encontrada morta no mar em SC

Animal media 7,8 metros de comprimento e estava muito magro

Por Oeste Mais

08/04/2021 09h06 - Atualizado em 08/04/2021 09h07



Baleia-jubarte fêmea estava boiando no mar de uma praia de Florianópolis (Fotos: R3 Animal)

Foi encontrada na manhã desta quarta-feira, dia 7, uma baleia-jubarte fêmea, que estava boiando no mar da praia do Pântano do Sul, em Florianópolis.

 

O animal, que media 7,8 metros de comprimento, foi rebocado com o auxílio de uma embarcação e retirado da água por uma máquina retroescavadeira cedida pela Prefeitura de Florianópolis. O animal passou pelo exame de necropsia e em seguida foi enterrado na praia.


De acordo com a Associação R3 Animal, biólogos, veterinários e voluntários realizaram a necropsia do animal no local. As ações foram feitas por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e pelo Protocolo de Desencalhe da APA da Baleia Franca, e contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.


De acordo com a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS/Florianópolis, médica-veterinária Cristiane Kolesnikovas, o animal era uma fêmea juvenil e estava bastante magro.


“O exame necroscópico foi inconclusivo. Amostras foram coletadas e serão enviadas para análise para tentar identificar a possível causa da morte”, explica Cristiane.


Havia a presença de bastante piolhos de baleia (espécie de crustáceo marinho) pelo corpo, o que indica que a baleia estava nadando muito lentamente e possivelmente uma condição de saúde ruim.








COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.