Moradores encontram cobra-coral dentro de quintal de casa no Oeste

Serpente estava escondida no canto de uma parede, próximo de uma área usada pelos animais domésticos

Por Oeste Mais

22/02/2021 15h15



Uma cobra-coral foi encontrada no quintal de uma casa na cidade de Campos Novos, na manhã do último domingo, dia 21. Os bombeiros militares foram chamados para capturar o animal e o soltaram na mata.

 

A serpente estava escondida no canto de uma parede, próximo de uma área usada pelos animais domésticos da família.

 

O biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Selvino Neckel de Oliveira, analisou a foto e disse que se trata de coral-verdadeira. Apesar de não ser violenta, a espécie é venenosa e comum em Santa Catarina.

 

Onde ligar

 

▪ Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

▪ Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

▪ Dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros podem ser esclarecidas com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.

 

O que fazer em caso de picada?

 

▪ Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

▪ Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;

▪ Local da picada deve ser lavado com água e sabão;

▪ Vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;

▪ É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Cobra estava escondida na parede na área de lazer dos animais de estimação (Foto: Corpo de Bombeiros)

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.