Casan orienta sobre uso adequado da rede de esgotos

Ações resultam na retirada de resíduos, como gordura, plásticos, panos, pedaços de tijolos, entre outros materiais inadequadamente descartados nas redes coletoras

Por Oeste Mais

23/06/2020 09h43



Diante de entupimentos recorrentes, a Casan reforça dicas para uso adequado das redes de esgotos. São orientações que devem ser adotadas em todas as cidades em que a Companhia opera o Sistema Público de Esgotamento Sanitário.

 

Ações dos Setores Operacionais de Esgoto resultam na retirada de uma grande quantidade de resíduos, como gordura, plásticos, panos, pedaços de tijolos, fraldas, cabelos e camisinhas, entre outros materiais inadequadamente descartados nas redes coletoras.

 

"O descarte de lixo nas tubulações traz problemas sérios para toda cidade, pois a rede não funciona de forma adequada e o esgoto acaba voltando para as casas e para as ruas", destaca o chefe da Agência Florianópolis, Francisco Pimentel.

 

Outro problema identificado pelas equipes é a ligação de água da chuva nos Sistemas de Esgoto, o que também compromete o seu funcionamento. Quando as redes de drenagem e de esgotamento sanitário são interligadas indevidamente, aumentam as chances de extravasamentos nas cidades.

 

É proibido lançar água da chuva nas redes de esgoto tanto por causar problemas nas residências, o que é um transtorno para o morador, como para o funcionamento das estações de tratamento, unidades fundamentais para que o esgoto seja depurado e possa voltar à natureza sem causar danos.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.