Igrejas de Vargeão adotam medidas de prevenção para evitar proliferação do coronavírus

Uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento necessário, são algumas das medidas adotadas

Por Oeste Mais

24/05/2020 08h32 - Atualizado em 24/05/2020 14h15



Igreja Evangélica Novo Amanhecer (Foto: Divulgação)

Álcool em gel disponível, fiéis afastados uns dos outros, alteração na programação dos cultos e uso de máscaras. Essas foram algumas das mudanças e medidas adotadas por algumas igrejas de Vargeão, para evitar a proliferação do novo coronavírus, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

 

Na Igreja Evangélica Novo Amanhecer, tem álcool gel disponível na porta de acesso, e os fiéis devem permanecer sentados em pontos espalhados do templo, evitando assim as aglomerações. Cerca de 100 cadeiras foram retiradas da igreja para manter o distanciamento necessário entre cada um.

 

Na Santa Ceia, celebração cristã, os pastores estão fazendo as visitações na casa dos idosos e pessoas com doenças crônicas, que não podem estar presentes nos cultos. Eles realizam as visitas usando máscaras e sempre fazendo o uso do álcool em gel.

 

No início da pandemia, quando as portas haviam se fechado devido ao decreto do governo, os cultos estavam sendo transmitidos ao vivo pela página da igreja no Facebook.

Igreja Católica de Vargeão (Foto: Divulgação)

Na Igreja Adventista do Sétimo Dia, o cronograma é um pouco diferente. Desde janeiro deste ano, a igreja está sem um espaço físico para a realização dos cultos. Isso porque, os responsáveis estão priorizando outros projetos. Devido a isso, os cultos passaram a ser nas residências e também na igreja de Faxinal dos Guedes. Durante a pandemia, os fieis permaneceram com os cultos presencias, mas dentro das normas que determina o decreto estadual.

 

Apesar disso, o grupo também está realizando cultos e estudos bíblicos online, dirigidos por um pastor do município de Xanxerê, evitando assim, a disseminação do vírus. 

 

“As orações não cessam, pois cremos que é a forma mais confiável de cuidar das pessoas estando elas perto ou longe, dentro ou fora das igrejas. Também contamos com uma ferramenta essencial para pregação do Evangelho, pelo qual milhões de pessoas já foram alcançadas no mundo todo é a rede de TV Novo Tempo, com programações 24 horas e para todos os públicos nesse momento em que não podemos estar reunidos com as pessoas que tanto amamos, mas podemos compartilhar o Amor de Jesus Cristo através dos meios que nos são viáveis”, explicou um dos membros.

Igreja Assembléia de Deus de Vargeão (Foto: Arquivo pessoal)

A Igreja Assembléia de Deus também está mantendo os cultos, sendo nas terças e quintas-feiras à noite, todos dentro nas normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

 

Os responsáveis também fizeram a retirada de boa parte das cadeiras para desaproximar os fieis dentro da igreja, evitando maior aglomeração.

 

Álcool em gel sempre está disponível para os membros, assim como as recomendações do uso de máscaras na igreja. Um grupo no Whatsapp foi criado para manter a comunicação entre os membros.

 

Na Igreja do Evangelho Quadrangular​ os fies passaram a ter mais contato uns com os outros através das redes sociais, desde o início da pandemia da Covid-19. Conforme o Pastor Robsom, desde o começo houve a preocupação em não deixar as pessoas se enfraquecerem pelo medo do vírus.

 

Segundo ele, muitos dos fies diziam estar angustiados por não poderem frequentar a igreja e fazerem suas orações nesse tempo de preocupação e cuidado. "Após o novo decreto do governo, adotamos todas as medidas da portaria para tomar as precauções necessárias", disse ele, que espera paciente por ver crianças e idosos frequentando o espaço de oração junto dos demais, novamente. 

 

"Trabalhamos com duas linhas nesta quarentena, a linha física se precaver, seguir as normas da saúde  para evitar toda forma de contaminação, e a linha Espiritual, usar a fé com obras, não deixando o medo nos atingir, cremos que o nosso Deus é maior que tudo e tudo está no seu controle", explica.

Igreja do Evangelho Quadrangular​ (Foto: Divulgação)

As missas presenciais na Igreja Católica ainda não voltaram a acontecer no município de Vargeão. Apesar disso, a igreja possui um grupo de oração em que toda a semana, famílias se reúnem entre si para orar, e compartilhar o através da página do Facebook da Paróquia São Pedro Apóstolo, os momentos de oração e devoção com os demais católicos.

 

Segundo os organizadores, esse é um projeto da diocese que vem sendo desenvolvido devido a pausa na catequese e missa. “O que está nos impressionando é a participação das crianças, eles querem ler, cantar. Achávamos que eles iam ficar tímidos, mas estão se divertindo e aprendendo um pouco sobre religião”, explica os responsáveis.

 

A igreja também está transmitindo as missas de sábado à noite, pela internet, também através da página do facebook da paróquia.

 

As Testemunhas de Jeová também estão respeitando as normas as normas estabelecidas pelo governo. As Testemunhas, que são conhecidas por sua ampla atuação pública de evangelização, através de visitas de casa em casa, estudos bíblicos domiciliares, palestras ao público e estudos nos seus salões de reuniões, se viram na necessidade de ajustar suas atividades a nova realidade.

 

Eles estão fazendo o uso da internet para poder realizar as atividades à distância, através de videoconferências, videochamadas, e abrindo uma programação aos cristãos através do site oficial da Igreja, onde eles podem ter acesso livre. Isso tudo deve acontecer até que as coisas voltem à normalidade e as atividades possam ser retomadas. 


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.