Municípios decretam emergência e recebem água de caminhões-pipa no Oeste

Pelo menos seis cidades da região já decretaram emergência, segundo a Defesa Civil

Por Oeste Mais

29/01/2020 11h45 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



A Defesa Civil divulgou na manhã desta quarta-feira, dia 29, novos dados sobre a estiagem no Oeste de Santa Catarina. De acordo com o órgão, pelo menos seis municípios já decretaram situação de emergência devido à escassez de chuva na região.

 

Decretos já foram assinados pelas administrações municipais de Chapecó, Seara, Saudades, Planalto Alegre, Guatambu, e Caxambu do Sul. Ainda de acordo com a Defesa Civil, várias cidades estão recebendo caminhões-pipa para o fornecimento de água.

 

“Devido à intensificação da baixa precipitação pluviométrica nos últimos dias, ocasionou a insuficiência na recarga dos mananciais, o que vem comprometendo o armazenamento de água, causando problemas ao consumo animal e humano”, sinaliza o órgão.

 

Os apoios são prestados ao município de Xanxerê, que já recebeu cerca de 50 mil litros, além de Xaxim (368 mil), Ipuaçu (35 mil), São Domingos (300 mil) e Jupiá, com mais de 1 milhão de litros de água fornecidos. A distribuição é feita por caminhões do Corpo de Bombeiros e distribuídos de adubo líquido.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.