Morre um dos mais tradicionais empresários do ramo de madeira na região

Fundador de madeireira no interior de Passos Maia, Alcides Tozzo estava internado em Chapecó

Por Jhonatan Coppini

21/01/2020 09h49 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Alcides Tozzo enfrentava problemas pulmonares (Foto: Arquivo Pessoal)

Morreu na noite desta segunda-feira, dia 20, o empresário Alcides Tozzo, fundador e proprietário da Indústria de Madeiras Tozzo no município de Passos Maia, uma das mais tradicionais madeireiras da região. Aos 95 anos, Alcides estava internado há uma semana em Chapecó, município onde morava.

 

Natural de Erechim (RS), o empresário lutava contra problemas pulmonares, incluindo infecção respiratória. O corpo está sendo velado na Funerária Wolff, na Rua Marechal Borman, no Bairro Jardim Itália em Chapecó. O sepultamento está marcado para as 15 horas desta terça-feira, dia 21, no cemitério do próprio município.

 

O prefeito de Passos Maia, Leomar Listoni, destacou a importância de Alcides para o desenvolvimento do município, classificando o empresário como uma “lenda” no ramo madeireiro. “Recebemos a notícia com tristeza. O município, a região, todo o Oeste perdem uma lenda do ramo madeireiro. O Alcides Tozzo, com certeza, fica na história de centenas e centenas de famílias que trabalham e trabalharam em suas empresas. Foi um grande desbravador. É uma grande perda”, lamentou.

 

“Pessoa extremamente simples, muito trabalhadora. Querido com as pessoas, muito justo, arrojado, inteligente e de visão empresarial”, disse Antonio Abílio Mantovani, primeiro prefeito de Passos Maia e amigo de Alcides, de quem inclusive chegou a ser funcionário na década de 1960. “Eu trabalhei para ele mais na forma de empreiteiro, como eram os costumes da época. Com ele eu aprendi a trabalhar com trator de esteira, motosserra, dirigir caminhão e ajudar nas comunidades”, relembra.

 

Nas redes sociais, muitos publicaram mensagens de conforto à família e lamento pela morte do empresário. “Estamos de luto, morre nosso tio Alcides Tozzo, grande homem e um dos desbravadores de nossa região, descanse em paz e que Deus conforte a todos nós”, escreveu o ex-prefeito de Passos Maia, Osmar Tozzo, sobrinho do empresário.

 

Alcides Tozzo era casado com Zely Tozzo e pai de quatro filhos. Ele também deixa netos e uma bisneta.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.