Chapecó: Polo industrial impulsiona vendas de imóveis

Previsão de crescimento de 2,8% em 2020 na economia da cidade

04/12/2019 14h08 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Chapecó fica localizada no estado de Santa Catarina, a 550 km da capital e próxima da divisa com o Rio Grande do Sul, a cidade é considerada o principal centro de desenvolvimento cultural, político e econômico do oeste do Estado, e também é conhecida como a capital brasileira da agroindústria.

 

A região é um ponto estratégico para negócios além das fronteiras, no sul do Brasil. Devido a sua localização, pois fica entre muitas rodovias federais e estaduais. Além disso, é próxima a diversos países do Mercosul, como a Argentina.

 

A sua colonização começou com imigrantes alemães, italianos e os tropeiros paulistas, eles utilizavam a região como trajeto para o comércio de gado.  A circulação de tropeiros foi responsável pelo aparecimento dos primeiros centros de povoação e, com isso, Chapecó começou a surgir.

 

Chapecó tem uma das melhores infraestruturas turísticas. A região tem muitas paisagens naturais e sítios arqueológicos. Além das belezas naturais, é possível ver em muitos locais as tradições gaúchas.

 

A cidade também se destaca pelas festas, feiras e exposições, que promovem a cultura e o turismo na região. Chapecó tem prestígio internacional pela exportação de produtos alimentícios industrializados de natureza animal. Considerada como polo econômico e também polo turístico, sua infraestrutura e os diversos eventos atraem cada vez mais visitantes.

(Imagem: Divulgação/Prefeitura de Chapecó)

Segundo o IBGE Em 2017, o salário médio mensal era de 2.8 salários mínimos. E a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade ficou em 98,4 %. A cidade conta com uma população total de 183.530 pessoas, considerando esses números, o nível de escolarização e salário são excelentes.  O PIB per capita da cidade girou em torno de R$ 39.693,55 no ano. Chapecó possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,790, segundo o IBGE, o 67º maior do Brasil e 12º em Santa Catarina.

 

Chapecó é a sétima maior economia do estado e emprega cerca de 78,3 mil pessoas. Além das empresas que atuam no agronegócio, os setores de plásticos e embalagens, transportes, móveis, bebidas, biotecnologia e maquinários para frigoríficos também movimentam a economia local. A atividade econômica é favorecida pelos arredores da região metropolitana, que produz com os setores da agropecuária, indústrias do leite e da madeira, Chapecó também desenvolveu o turismo de negócios, movimentando o setor hoteleiro, bem como a estrutura de serviços de transporte, hospedagem e companhias aéreas para atender os visitantes de forma mais adequada.         

Devido à forte crise nos últimos anos, o mercado imobiliário sofreu, mas já está em crescimento, isso ficou claro devido aos fortes lançamentos de vendas em 2018. Em Chapecó esse crescimento também está em evidência, visto que o Governo anunciou quedas nas taxas de juros para empréstimos financeiros, consequentemente contribuiu com o aumento da confiança do consumidor.

 

A economia do país está se recuperando e expandindo, há uma previsão de crescimento de 2,8% em 2020. Quem busca por imóveis em Chapecó este é um momento favorável, visto que a região passa por uma boa fase no setor imobiliário, devido ao mercado da construção civil que vem movimentando a economia da região.

 

Por causa do aumento da procura por imóveis em Chapecó, as empresas do setor da construção civil buscam cada vez mais oferecer soluções a todos os perfis de clientes, desde os mais exigentes que buscam alto padrão até os de orçamentos menores.

 

Desta forma, o mercado da construção civil e o setor imobiliário andam de mão dadas, para proporcionar lucro aos seus investidores, e também receber a demanda que está cada vez maior e mais exigente.

 

Chapecó é uma cidade tem como um dos principais motivos para se morar a qualidade de vida. A situação da economia, a estrutura de serviços como bancos, restaurantes e comércio em geral, as opções de lazer, a educação, entre outros, já são excelentes motivos para querer residir na região.

 

Segundo a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) Chapecó tem posição de destaque como uma das melhores cidades para se viver no país, graças aos ótimos resultados nos indicadores de saúde, educação, emprego e renda.

 

Chapecó é encantadora, tem um clima agradável na maior parte do ano. Além disso, existem muitas atividades de lazer e passeios, com vários parques e trilhas para quem gosta da natureza e alguns museus, para quem se interessa por cultura e arte. A cidade também conta com algumas grandes feiras de agronegócio e festas típicas, como a Festa da Colonização Alemã e a Festa da Salsicha, que celebram a cultura local.

 

Por estes motivos você já pode garantir e começar a pesquisar mais sobre casas à venda em Chapecó pesquise os melhores bairros, os preços, e o que atende as suas necessidades, se são escolas perto, ou parques. Em Chapecó existem inúmeras possibilidades de moradia, se você não se sente seguro em morar em uma casa, pode procurar por apartamentos em Chapecó que proporcionam mais segurança e tranquilidade para seus moradores.

 

E para os donos de imobiliárias e empreendedores é bom sempre se atualizar, participando de palestras e cursos. No dia 05 de dezembro acontece o imobiday, considerado o maior evento itinerante de negócios imobiliários do sul do país. Durante esse evento você pode realizar o famoso Networking, realizando a troca de experiências e boas práticas, gerando relacionamentos comerciais e gerando oportunidades de negócios, compartilhar informações e procurar parceiros potenciais para empreendimentos.

 

É importante lembrar que Chapecó está entre as cem melhores cidades do Brasil para investir em negócios, o município vem sendo referência para outras cidades da região. Com queda de juros e projeções positivas, 2020 deve apresentar um crescimento ainda maior para empresas de grande porte.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam achar o imóvel ideal em Chapecó!


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.