Defesa Civil faz alerta para temporais, ventos fortes e raios no Oeste

Órgão emitiu alerta no início da manhã desta quinta-feira para vários municípios da região

Por Redação Oeste Mais

24/03/2022 06h55 - Atualizado em 24/03/2022 06h55



Quinta-feira amanheceu chuvosa no Oeste (Foto: Oeste Mais)

A Defesa Civil emitiu às 5h32 da manhã desta quinta-feira, dia 24, um alerta para temporais com raios, rajadas de vento e possibilidade de alagamentos em vários municípios do Oeste de Santa Catarina.

 

De acordo com o órgão, o alerta abrange cidades como Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Capinzal, Catanduvas, Concórdia, Faxinal dos Guedes, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Ouro, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara, Vargem Bonita, Xanxerê, Xavantina, Xaxim e Zortéa.

 

“Áreas de instabilidades associadas à aproximação de uma frente fria possibilita a formação de temporais (chuva forte, raios, granizo e ventania) primeiramente no Oeste, Meio-Oeste e algumas áreas da Serra e Litoral Sul”, diz uma nota dos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho.

 

“Essa situação do tempo é favorecida pela aproximação de uma nova frente fria em combinação com o intenso ingresso de ar quente e úmido proveniente da região amazônica em combinação com perturbações de ondas curtíssimas nos níveis médios da troposfera. Atmosfera bem dinâmica e bem propicia para a formação de supercélulas (tempestades severas) e linhas de instabilidades”, completa o texto.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.