Casan reforça dicas para o período de calor e orienta uso consciente da água

Epagri Ciram emitiu um aviso meteorológico sobre uma onda de calor intenso para esta segunda quinzena de janeiro

Por Redação Oeste Mais

13/01/2022 08h22 - Atualizado em 13/01/2022 08h22



Com a previsão de altas temperaturas para os próximos dias, e continuidade de chuvas escassas no Estado, a Casan mantém o pedido para uso responsável da água.

  
A Epagri/Ciram emitiu aviso meteorológico sobre uma onda de calor intenso para esta segunda quinzena de janeiro, alertando que os termômetros devem registrar picos entre 30°C e 40°C.

 

A Defesa Civil de Santa Catarina acompanha a situação e também compartilha orientações para a população, para evitar o risco de doenças graves como o câncer de pele, por causa do alto índice de raios UV.

 

Ainda que entre as recomendações estejam os banhos frios, a Casan lembra que o chuveiro é um dos locais de maior consumo de água (cerca de 75% da água consumida em uma residência é gasta nos banheiros). Por esse motivo, a solicitação é de banhos breves. Uma alternativa é manter uma garrafinha de spray, que pode também trazer conforto ao refrescar o corpo.



Evitar exposição ao sol entre 10h e 16 horas, manter espaços bem arejados e a hidratação constante, priorizar alimentos leves, buscar as correntes de vento de sua residência e usar roupas claras e soltas são outras dicas importantes para o período.



E continuam valendo as dicas clássicas de economia de água, para que esse recurso seja garantido para todos em suas atividades essenciais de higiene e alimentação.


"Economia de água: faça sua parte"

 

• Não lave calçadas, telhados e pátios com água tratada;

• Evite lavar o carro neste período;

• Tome banhos breves;

• Não use o vaso sanitário como lixeira, exigindo várias descargas;

• Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;

• Utilize a máquina de lavar louças e roupa somente quando estiverem em sua capacidade total.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.