SC tem amanhecer com formação de geada na Serra

Menor temperatura nesta manhã foi registrada em Urupema, que atingiu 4,73°C

Por Redação Oeste Mais

07/01/2022 13h45 - Atualizado em 07/01/2022 13h47



Fina camada de gelo em vegetação na Serra catarinense (Foto: Mycchel Legnaghi)

A Serra catarinense amanheceu com formação de geada nesta sexta-feira, dia 7. O registro do fenômeno foi feito em São Joaquim, na região do Vale do Caminhos da Neve. Na cidade, às 6h, os termômetros marcara 7,04ºC.

 

A menor temperatura em Santa Catarina foi registrada em Urupema, que atingiu 4,73°C, às 5h. Em Urubici, a mínima chegou a 5,48ºC, às 6 horas.

 

As informações são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). O órgão monitora o tempo e clima no estado.

 

Fenômeno ocorreu durante verão

 

De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, o fenômeno é típico da região. Ela explica que a geada pode ocorrer em todas as estações do ano nas regiões mais altas do Estado, desde que as temperaturas caiam no amanhecer e o ar esteja mais seco.

 

Diferentemente das geadas registradas no inverno, Marilene afirma que os fenômenos em épocas mais quentes têm um tempo menor de duração por conta do sol e do aumento das temperaturas nas primeiras horas do dia.

 

"É normal em dias mais abertos, com queda de temperatura e na relva. O que tem de particular é que ela dura pouco tempo e em dias de grande amplitude térmica", afirma.

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.