Parte do Vale do Itajaí foi atingido por um forte temporal que deixou estragos na tarde desta quarta-feira, dia 5. Após um alerta emitido pela Defesa Civil, cidades como Timbó registraram chuva e vento no final do dia.
Casas ficaram destelhadas e até veículos acabaram tombando com a força do vento. Os principais bairros atingidos no município foram o Industrial e também o Araponguinhas. Conforme as informações da Defesa Civil de Timbó, em uma hora choveu 60 mm na cidade.
O coordenador da Defesa Civil, Fábio Melere, afirmou que o vento foi o principal causador dos estragos. “Não conseguimos contato ainda com a equipe da Ciram/Epagri, mas possivelmente tivemos ventos que atingiram a nossa região acima dos 100km/h”, explica.
Não há um dado oficial da Epagri sobre a velocidade que os ventos atingiram, mas conforme o meteorologista Marcelo Martins, o provável é que em Timbó registrou um fenômeno conhecido como micro explosão. Neste evento meteorológico, segundo Martins, os ventos geralmente atingem a velocidade de 80 a 100 km/h.
Fábio Melere explica que a micro explosão é caracterizada por ventos fortes que são canalizados em um pequeno espaço. “Em questão de 200 metros para o lado da área atingida, nós não tivemos praticamente dano nenhum, o que caracteriza uma micro explosão”, diz.
Vento derruba caminhão
A força dos ventos foi capaz de derrubar carrocerias de caminhão que estavam estacionadas em uma madeireira. Os estragos foram registrados por moradores da região.
A cidade também registrou quedas de árvores e pontos de alagamentos. Conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil, nenhuma pessoa ficou desabrigada.
Durante discussão, homem ameaça esposa de morte em Concórdia
Mais de 40 policiais e bombeiros militares são promovidos na região
Homem é preso após furtar bateria de veículo em oficina de Chapecó