Nuvem estranha em Xanxerê chama atenção de moradores; região teve chuva de granizo

Vídeo mostra chuva de granizo nos municípios de Vargeão e Lajeado Grande

Por Redação Oeste Mais

30/09/2021 10h53 - Atualizado em 30/09/2021 10h53



Nuvem se formou no céu de Xanxerê nesta quinta-feira (Foto: Defesa Civil)

Uma nuvem com formato estranho chamou a atenção de moradores de Xanxerê na manhã desta quinta-feira, dia 30. O fenômeno apareceu no horizonte. A nuvem era estreita, de extensão longa e na cor cinza escuro.

 

De acordo com a Defesa Civil, a nuvem é conhecida como shelf clouds e se forma quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. “Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem”, disse o órgão.

 

O meteorologista Murilo Machado Lopes diz que a nuvem geralmente antecede a ocorrência de temporais. “Com ela estão associadas rajadas intensas de vento, precipitação intensa, possível queda de granizo e muitos raios. É uma nuvem que a gente considera de tempestades a tempestades severas”.

 

Conforme a Defesa Civil, houve chuva de granizo em alguns municípios da região (vídeo abaixo), como Lajeado Grande, Vargeão, Faxinal dos Guedes e Xaxim. O órgão ainda não informou se a tempestade provocou danos.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.