Município da Serra de SC teve mais de 40 horas seguidas de temperatura negativa

Massa de ar polar provocou frio intenso e fez o estado registrar a temperatura mais fria do Brasil em 2021

Por Oeste Mais

01/08/2021 09h05 - Atualizado em 01/08/2021 09h05



A massa de ar polar que vai se distanciando de Santa Catarina provocou frio intenso e fez o estado registrar a temperatura mais fria do Brasil em 2021. No início da manhã de sexta-feira, dia 30, os termômetros do município de Urupema marcaram -8,9°C.

 

Mas foi Bom Jardim da Serra que teve o maior tempo seguido de temperatura abaixo de zero. Segundo a Epagri/Ciram, entre as 20 horas do dia 27 e 13 horas do dia 29 de julho, o município registrou 41 horas seguidas de temperaturas negativas.

Bom Jardim da Serra na manhã de quarta-feira, dia 28 (Foto: Jackson Franco)

Por todas as regiões, as temperaturas despencaram. Em 69 cidades catarinenses as mínimas ficaram abaixo de zero na sexta-feira. Para os próximos dias, segundo a previsão do tempo da Epagri/Ciram, ainda haverá frio, mas com menor intensidade.

 

O fenômeno meteorológico que atuou sobre Santa Catarina esta semana foi tão intenso que, mesmo durante a tarde — quando normalmente ocorrem as máximas do dia — o frio predominou, impedindo a elevação natural da temperatura. Em algumas das regiões mais altas do estado, as máximas não chegaram a zero grau durante todo o dia, como foi o caso de Bom Jardim da Serra.

 

"Para o final de domingo há o indicativo de chuva nas áreas mais próximas do Paraná, trazendo a condição de tempo mais instável. Também faz frio no início da próxima semana, mas não tão intenso nos dias ensolarados, como foram os dessa semana no estado", aponta o meteorologista Marcelo Martins.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.