Agricultor instala aquecedor para proteger plantação de tomate do frio em Chapecó

Produtor usa também estufa para evitar que fruto congele

Por Redação Oeste Mais

29/07/2021 10h17



O frio intenso que chegou com uma massa de ar polar em Santa Catarina tem preocupado os produtores rurais do estado. Em Chapecó, um agricultor usa uma estufa e um aquecedor para proteger uma plantação de tomate, e evitar que o fruto congele.

 

Na propriedade do produtor rural Emer Daniel Meneghini, o tomate é plantado fora de época. Assim, na hora da venda, o produtor garante um preço melhor.

 

Mas isso é arriscado, já que a planta não se desenvolve da mesma forma. Ainda mais em dias tão frios. Quando a temperatura chega a zero, o tomate pode congelar e morrer.

 

Por isso, além da estufa, o Emer decidiu instalar o aquecedor. "Feito a gás. É um aquecedor antigo, daqueles que se usava em aviários. Nosso trabalho aqui é tentar manter a temperatura um pouco mais elevada para ele [tomate] não acabar morrendo", disse Meneghini.

 

Em outras regiões do estado, os produtores também estão fazendo o que podem. Como o ensacamento das bananas no Vale do Itajaí. Isso evita que a geada queime os cachos que já estão formados.

 

Já nas plantações de aipim e batata doce, os agricultores têm colhido a rama - que é a parte superior - para replantar quando passar o frio mais intenso. A colheita até atrasa, mas pelo menos uma parte da plantação é salva.

Agricultor faz estufa com aquecedor para proteger plantação de tomate (Foto: NSC TV)

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.