Mínima pode chegar a -10°C com entrada de massa de ar polar em SC, alerta Epagri/Ciram

Órgão que monitora o tempo no estado prevê menores temperaturas para a madrugada de quinta-feira

Por Oeste Mais

26/07/2021 14h43 - Atualizado em 26/07/2021 14h43



Alguns municípios de Santa Catarina, especialmente na Serra, poderão ter mínimas entre -8°C e -10°C na madrugada da próxima quinta-feira, dia 29, devido à chegada de uma intensa massa de ar polar a partir de quarta-feira, dia 28. A previsão é da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado.

 

De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, o frio começa a ser registrado já na quarta-feira. Além das mínimas negativas da madrugada, as temperaturas durante o dia, mesmo com a presença do sol, podem ficar perto dos 5ºC.

 

"Esses dias de quarta, quinta e sexta-feira devem ser de frio bastante intenso. Os modelos hoje já não estão tão rigorosos em relação ao frio quanto o que vinha sendo apresentado até o fim de semana. Então, é um frio de julho que deve estar quebrando alguns recordes em relação a algumas localidades do Estado, mas aquela condição de temperatura de mais de 10ºC abaixo de zero já fica um pouco mais restrita, a chance é bem pequena", disse.

 

De acordo com a Epagri/Ciram, a menor temperatura registrada no mês de julho em uma estação de monitoramento do órgão foi no ano de 1952, em Caçador, quando fez -11ºC. Isso não quer dizer, no entanto, que desde então o Estado não tenha registrado mínimas próximas a essa.

 

A meteorologista explica ainda que a previsão se altera ao passar das horas. Com isso, a condição do tempo para os próximos dias é constantemente atualizada. Marilene também reforça a importância de acompanhar a previsão do tempo por órgãos oficiais.

 

"O mais importante é acompanhar as informações do tempo e acompanhar os órgãos que têm seriedade e estar atento às mudanças dessas previsões. Elas podem começar de uma forma mais alarmista, mas depois vão se adequando para a nossa realidade", explicou.

 

Nesta terça-feira, dia 27, um dia antes da chegada da massa de ar polar, a manhã poderá ter chuva entre o Sul, a Serra e o Oeste catarinense. Também há chance de temporais isolados.

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.