Chuva congelada é registrada no interior de Passos Maia; entenda o fenômeno

Mesmo fenômeno ocorreu em outras regiões de Santa Catarina nesta segunda-feira, além do Rio Grande do Sul e Paraná

Por Redação Oeste Mais

28/06/2021 11h38 - Atualizado em 28/06/2021 11h38



O clima chuvoso e frio da manhã desta segunda-feira, dia 28, provocou o fenômeno de chuva congelada em várias regiões do Sul do Brasil. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um registro no interior de Passos Maia.

 

A cena teria ocorrido na região do Assentamento Zumbi dos Palmares, segundo populares informaram ao Oeste Mais. O mesmo fenômeno foi registrado em outras regiões de Santa Catarina nesta segunda-feira, além do Rio Grande do Sul e Paraná.

 

Na chuva congelada, os pingos congelam depois de saírem da nuvem, durante o trajeto até o solo, porque a temperatura da atmosfera está muito baixa. A diferença para o granizo é que as pedras de gelo se formam ainda dentro da nuvem, por isso o fenômeno climático ocorre até mesmo no verão.

Previsão do tempo

 

A massa de ar frio, de origem polar, melhora as condições do tempo no decorrer do dia. As temperaturas ficam baixas, não variam muito e não passam dos 5°C no Planalto Sul, 10°C no Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e variam de 11°C a 16°C nas demais áreas. A partir da noite as temperaturas sofrem um declínio acentuado, o que favorece a sensação de frio intenso em boa parte do estado.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.