Faxinal dos Guedes também decreta situação de emergência em razão da estiagem

Resolução destaca a escassez de chuvas que assolam as comunidades do município

Por Oeste Mais

06/05/2021 10h35 - Atualizado em 06/05/2021 10h39



Município distribui água em comunidades (Foto: Divulgação)

O prefeito de Faxinal dos Guedes, Gilberto Angelo Lazzari assinou na tarde desta quarta-feira, dia 5, o Decreto 229/2021, declarando situação de emergência em razão da estiagem que afeta o município e toda a região.

 

A resolução destaca a escassez de chuvas que assolam as comunidades de Faxinal dos Guedes para níveis sensivelmente inferiores aos da normal climatológica e a queda intensificada das reservas hídricas.

 

O decreto também é embasado no Boletim Hidrometeorológico Integrado da Defesa Civil de Santa Catarina, que apresenta que quase não houve registro de precipitação na região, com a anomalia chegando a valores entre 140 mm e 160 mm em pontos do Oeste.

 

A precipitação registrada foi observada em um curto período de tempo, variando de 16 a 21 dias sem chuva no Oeste. A situação implica diretamente na carência de água para consumo humano e animal e na considerável perda da produção agrícola e pecuária.

 

O decreto já está em vigor e estará vigente pelo prazo máximo de 180 dias (confira na íntegra).


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.