Entenda o motivo de cientistas estarem pintando vacas como se fossem zebras

As listras desempenham a função de repelir insetos

11/10/2019 10:02 - Atualizado em 11/10/2019 10:02



Estudos sugerem que as listras causam certa ilusão de ótica incômoda na visão dos insetos (Foto: divulgação)

Pode parecer apenas uma decoração natural, mas as listras das zebras desempenham uma importante função, a de repelir insetos. Diversos estudos já comprovaram isso, inclusive afirmando que as listras pretas e brancas são efetivas também para a proteção em humanos.

 

Algumas tribos africanas usam pinturas corporais listradas justamente por isso, aliando significado cultural a uma função benéfica.

 

Os cientistas ainda não sabem ao certo porque moscas e outras criaturas sugadoras de sangue evitam superfícies listradas em preto e branco.

 

Estudos sugerem que as listras causam certa ilusão de ótica incômoda na visão dos insetos, por isso eles preferem evitar.

 

Moscas que picam - pertencentes ao gênero Tabanidae - são pragas graves para as vacas, e causam perdas econômicas na produção animal, por isso cientistas japoneses resolveram testar se as listras também são efetivas nesses ruminantes.

Com informações da Super Interessante


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.