Conheça as nuvens coloridas criadas pela Nasa

Missão da agência espacial americana testou um novo sistema de ejeção de gases usados para rastrear o movimento de partículas na ionosfera

Por Oeste Mais

30/06/2017 15:51 - Atualizado em 31/01/2018 23:11


O céu da costa leste dos Estados Unidos ficou iluminado por uma explosão de pequenas nuvens coloridas de gás na madrugada desta quinta-feira, dia 29. A Nasa lançou com sucesso, depois de várias tentativas frustradas no último mês, seu foguete de sondagem Terrier-Improved Malemute, a partir de sua base no estado da Virgínia.

 

As luzes multicoloridas puderam ser vistas de outras partes do país, do norte de Nova York ao sul da Carolina do Norte, sendo fotografadas também em Maryland, Pensilvânia e pontos entre elas.

Nasa lança foguete e ilumina o céu com "nuvens artificiais" (Foto: Nasa/Divulgação)

Mais do que um espetáculo de luzes, essas pequenas nuvens de vapor têm um importante significado científico. Durante missões de pesquisa na ionosfera, essas nuvens, ou “traçadores de vapor”, como são chamadas, permitem aos cientistas em terra firme rastrear visualmente os movimentos de partículas no espaço.

 

O objetivo deste último lançamento foi testar o sistema múltiplo de ejeção de ampolas contendo esses gases, que permitirá coletar informações sobre uma área ainda maior do que antes.

 

O voo, que partiu da base Wallops Flight Facility, durou um total de oito minutos. Quando o foguete atingiu a parte superior da atmosfera, cerca de seis minutos após o lançamento, dez ampolas do tamanho de uma lata de refrigerante foram lançadas, liberando os gases coloridos.

Da Veja


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.