Cientistas encontram novo planeta fora do sistema solar com satélite da Nasa

"Caçador de planetas" faz sua terceira descoberta desde que começou a missão em abril de 2018

08/01/2019 16:33 - Atualizado em 08/01/2019 16:33

O satélite Tess, que desde abril de 2018 está em missão, encontrou um novo planeta fora do sistema solar. Batizado de HD 21749b, ele está localizado a 53 anos-luz da Terra, segundo divulgação feita pelos pesquisadores nesta segunda-feira, dia 7.

O Tess foi desenvolvido pela Nasa em colaboração com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês). A pesquisadora Diana Dragomir, envolvida no projeto no MIT, descreveu o novo planeta como uma bola "estranha" rochosa e com "algum gás". O tamanho é três vezes o da Terra.

A descoberta foi revelada em Seattle, durante reunião da Sociedade Astronômica dos Estados Unidos. Diana afirmou que o HD 21749b gira em torno de uma estrela e tem uma órbita de 36 dias.

Ela também explicou que, segundo os cálculos, a temperatura na superfície do planeta é de aproximadamente 300 graus Fahrenheit (cerca de 148ºC).

A equipe de pesquisadores também detectou indícios do que poderia ser um segundo planeta naquele sistema com uma órbita muito menor, de apenas sete ou oito dias, e que poderia ser o primeiro do tamanho da Terra descoberto pelo Tess.

'Caçador de planetas'

O Tess, que busca exoplanetas (planetas fora do sistema solar) orbitando estrelas, é baseado em dados já coletados pelo telescópio espacial Kepler, que está em órbita há nove anos e confirmou a existência de mais de 2,6 mil planetas.

O líder do projeto, George R. Ricker, revelou que o satélite já descobriu 203 planetas possíveis, dos quais três foram confirmados por telescópios terrestres – além do HD 21749b, Pi Mensae e LHS 3844b.