Anvisa vai reavaliar princípios ativos de agrotóxicos, que podem ser banidos conforme o risco

Edital para início do processo sairá em dezembro e foca em sete ingredientes ativos que são base para diversos pesticidas vendidos atualmente

Por Oeste Mais

26/08/2019 15:29



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira, dia 26, que vai reavaliar o perfil toxicológico de ingredientes ativos que são base para agrotóxicos à venda no Brasil.

 

O objetivo é conferir se existe potencial cancerígeno ou de alterações endócrinas e reprodutivas, entre outros riscos à saúde humana.

 

O processo começa em dezembro, com o lançamento de um edital para que as fabricantes entreguem estudos, e pode demorar até 2 anos para cada ingrediente, diz a agência.

 

Ao fim da reavaliação, o item poderá ser banido do mercado brasileiro, passar a circular com restrições ou continuar sendo vendido normalmente, caso a conclusão seja de que não há riscos.



Quais são os ingredientes

 

Atualmente, 381 ingredientes ativos têm registro no Brasil. A primeira rodada da reavaliação vai focar em 5 fungicidas, 1 inseticida e 1 herbicida.

 

Segundo a Anvisa, a proibição de alguns desses ingredientes na União Europeia ou nos Estados Unidos não se motiva, necessariamente, aos riscos à saúde. Motivos ambientais também podem estar envolvidos, acrescentou a agência.

 

A primeira substância a ser reavaliada será a Carbendazim, um fungicida, em relação a possíveis alterações no DNA humano, na formação de fetos e na reprodução humana em geral.

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.