Eclipse total com "Lua de Sangue" ocorre neste domingo e poderá ser visto de todo Brasil

Fenômeno acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham; próximo será somente em 2025

Por Redação Oeste Mais

14/05/2022 19h09



"Lua de Sangue" poderá ser vista na noite deste domingo, dia 15 (Foto: Divulgação)

Um eclipse lunar total com uma "Lua de Sangue" poderá ser visto de todo território brasileiro na noite deste domingo, dia 15. Este será o único eclipse lunar total que acontecerá neste ano, segundo os astrônomos do Observatório Nacional. O próximo será apenas em maio de 2025.

 

O fenomeno deste domingo poderá ser observado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.

 

O eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Com isso, a Terra cobre totalmente o disco da Lua e isso causa o fenômeno. O satélite natural terrestre então fica com uma cor avermelhada, que passou a ser chamada de "Lua de Sangue".

 

De acordo com a tecnologista sênior, dra. Josina Nascimento, a cor avermelhada ocorre porque a atmosfera da Terra age com um filtro para a luz do Sol.

 

De onde e quando ver o eclipse lunar

 

O eclipse poderá ser visto completamente de todo o território brasileiro. Josina diz que será fácil vê-lo porque ele ocorrerá no fim da noite e a Lua estará numa posição alta.

 

O eclipse parcial poderá ser visto a partir das 23h28, no horário de Brasília. À 0h29 de segunda-feira, dia 16, começará o eclipse total, que vai durar até 1h54, com término previsto para às 2h55.

 

O fenômeno também será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.