Biólogo encontra nova espécie de planta em Santa Catarina

Apesar da recém descoberta, o biólogo Anderson Kassner informou que a espécie já chega ameaçada

15/03/2021 14h11 - Atualizado em 15/03/2021 14h15

Planta foi chamada de Oxypetalum Kassneri (Foto: Divulgação)

Uma nova espécie de planta foi encontrada em Santa Catarina pelo biólogo de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner Filho. Segundo ele, a nova espécie foi identificada em São Joaquim, durante o trabalho no IFFSC (Inventário Florístico e Florestal de Santa Catarina).

A planta foi batizada de Oxypetalum Kassneri, que é o nome científico + sobrenome dele adicionado da letra 'i', obedecendo o padrão da comunidade científica.

“É um acontecimento especial fruto das intensas coletas de plantas que faço nos últimos anos. Agradeço aos autores pela homenagem e por possibilitar a realização de um sonho deste botânico”, comemorou.

Apesar da recém descoberta, de acordo com o biólogo, a espécie já chega ameaçada, pois foi encontrada numa pequena área, do lado de um alojamento, tendo como principais perigos o fogo, o gado e até a roçada. Agora o próximo passo é um desenvolver um projeto de preservação dessa espécie.

Biólogo Anderson Kassner Filho localizou a planta em São Joaquim (Foto: Arquivo pessoal)