A cidade de Vargeão recebeu uma visita de estudos internacional na última terça-feira, dia 18. Doutor em química do solo, o canadense Derek Peak esteve no município acompanhado pelo agrônomo e doutor em agricultura, Cristiano Dela Piccolla, professor do curso de agronomia da Unoesc Xanxerê.
Guiados pela secretária de Cultura Mariana Gubert e pelo secretário de Administração Giovani Luiz, os professores fizeram antes uma visita ao gabinete do prefeito, apresentando o teor da visita a Vargeão.
Os professores realizaram o passeio para conhecerem de perto o arenito do solo onde houve o impacto do meteorito há milhares de anos, responsável pela formação geográfica local. O interesse dos professores em visitar Vargeão se deu porque a cratera é algo peculiar na região e é possível ver o arenito, que é a rocha responsável pela formação do solo da área.
Derek é professor em uma universidade na principal região agrícola do Canadá, que concentra 43% das terras aráveis do país norte-americano. As regiões possuem certa similaridade, como o plantio direto – de soja e milho em Vargeão, canola e trigo no Canadá.
O professor brasileiro complementa que “Derek veio à região para conhecer os solos, os quais possuem grande quantidade de óxidos de ferro, responsáveis pelo tom avermelhado, diferente do solo canadense”.
Jovem de 29 anos morre em colisão entre carretas de Abelardo Luz
Acidente deixa feridos em comunidade no interior de Ponte Serrada
Idoso de 67 anos morre esmagado por trator em município do Oeste