Cerca de 250 golfinhos-nariz-de-garrafa foram avistados no litoral catarinense

Animais foram avistados nesta segunda-feira, dia 18, no Sul do estado

Por Oeste Mais

19/11/2019 09h02 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Golfinhos foram avistados no Sul do estado (Foto: Reprodução/NSC Total)

Golfinhos-nariz-de-garrafa foram avistados nesta segunda-feira, dia 18, durante o último sobrevoo da temporada 2019 de avistamento de baleias-francas em Santa Catarina. Quase no fim do voo, em Balneário Rincão, no Sul do Estado, um grupo com cerca de 250 golfinhos da espécie foi encontrado.

 

Mais cedo, em Laguna, também no Sul, foram vistos dois grupos: um com dois golfinhos-nariz-de-garrafa, de nome científico Tursiops truncatus, e outro com três toninhas, Pontoporia blainvillei, que são raras na região.

 

A observação foi realizada nesta segunda entre Florianópolis e Torres, no Rio Grande do Sul, pelo Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Imbituba. Segundo informação confirmada pelo monitoramento terrestre, as baleias-francas não estão mais na região.

 

Além  dos golfinhos, outros mamíferos marinhos foram avistados no sobrevoo. Em Florianópolis, um deles foi visto na Lagoinha do Leste, no entanto não foi possível identificar se era um leão-marinho ou um lobo-marinho. Toninhas também foram avistadas.

 

A temporada começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro. De acordo com o porto, foram realizados três sobrevoos desde então, um em julho, outro em setembro e o desta segunda. Além disso, durante a temporada, monitoramentos terrestres são feitos todos os dias de semana.

Observação foi realizada nesta segunda entre Florianópolis e Torres (Foto: Reprodução/NSC Total)

Com informações do NSC Total


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.