Aneel aprova novo reajuste de bandeiras tarifárias na conta de luz

Maior alta será para bandeira vermelha, que subirá 63,7% no mês de julho

Por Redação Oeste Mais

22/06/2022 09h38 - Atualizado em 22/06/2022 09h38



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, dia 21, um novo reajuste nas bandeiras tarifárias que incidem nas cobranças das contas de energia elétrica em todo país.

 

Pela proposta aprovada pela agência, o maior aumneto será no valor da bandeira vermelha patamar 1, que terá alta de 63,7%. A bandeira amarela vai subir 59,5%, e a vermelha patamar 2 aumentará 3,2%.

 

Já a bandeira verde, seguirá sem cobrança.

 

Os novos valores entram em vigor em 1º de julho e serão válidos até meados de 2023. Veja na imagem abaixo.

Foto: Divulgação

Segundo a Aneel, a alta reflete a inflação e o maior custo com as usinas termelétricas em 2022, acionadas em momentos de crise hídrica.

 

Desde 16 de abril, vigora no Brasil a bandeira verde, quando foi antecipado o fim da bandeira de escassez hídrica. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a bandeira verde será mantida até dezembro, devido a recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas no início do ano.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.