Após período de adaptações, telemarketings deverão utilizar prefixo obrigatório na frente do número

Medida permite ao consumidor identificar chamadas e decidir por atendê-las ou não

Por Redação Oeste Mais

13/06/2022 10h58 - Atualizado em 13/06/2022 10h58



Após o período de adaptações definido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entrou em vigor na última quinta-feira, dia 9, a obrigatoriedade das empresas de telemarketing utilizarem o prefixo 0303 antes do número nas chamadas.

 

A medida permite ao consumidor identificar chamadas originadas de telefones fixos ou celulares e optar por atendê-las ou não.

 

Todas as ligações de telemarketing ativo, que tenham por objetivo a oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não, devem utilizar o código.

 

A medida foi determinada pela Anatel no final de 2021 e o prazo para adaptação às novas regras terminou no dia 8. Segundo levantamento da Agência, já foram solicitados mais de 1,4 mil números por 440 empresas.

 

Outra medida adotada pela Anatel para proteger os consumidores foi a edição de medida cautelar, na última sexta-feira, dia 10, para impedir as chamadas realizadas por robôs, popularmente chamadas de robocalls.

 

A Agência concedeu 15 dias, para que empresas que utilizam esse recurso se adaptem e após esse prazo serão bloqueados para originar chamadas usuários que realizem 100 mil chamadas diárias ou mais com duração de até três segundos.

 

O consumidor que receber uma ligação de telemarketing feita com prefixo diferente do 0303 poderá realizar a denúncia por um dos canais da Anatel Consumidor, informando o número usado na ligação irregular.


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