Profissionais da Saúde de Ponte Serrada participam de capacitação de prevenção ao suicídio na Amai

Por Prefeitura de Ponte Serrada

13/09/2021 11h44 - Atualizado em 13/09/2021 11h45





O mês de setembro é um mês voltado à prevenção ao suicídio. A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada, através da psicóloga Sandra Regina Catapan, juntamente com a assistente social do Creas Mari Dalla Vechia, estiveram participando nos dias 25 de agosto e 9 de setembro de uma formação voltada à temática do suicídio.

 

O curso foi promovido pela Amai (Associação dos Municípios do Alto Irani), e foi ministrado pelo psicólogo e membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Suicídio (ABEPS), Abel Petter.

 

De acordo com a psicóloga Sandra, este treinamento visa focar a avaliação do risco potencial do suicida. “Quando trabalhamos o setembro amarelo, precisamos dar mais ênfase na esperança, no valor da saúde mental, e não falar muito no suicídio, pois isto pode potencializar para quem já tem ideia de cometer este ato, vir a executa-lo. Precisamos trabalhar o setembro amarelo de uma forma que a pessoa se sinta acolhida, e mostrar que há maneiras de reverter a situação”, afirma.

 

Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Dados intensificam a importância de falar sobre o assunto.

 

Essa capacitação prevê levar a informação aos profissionais, para que saibam como agir e lá na prática surjam os efeitos.



Este conteúdo é de responsabilidade da Prefeitura de Ponte Serrada.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.