Alunos de Ponte Serrada realizam atividades de Halloween

Por Prefeitura de Ponte Serrada

04/11/2019 09h34 - Atualizado em 17/04/2020 14h39





O Halloween, chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é uma festa com temas sombrios (originalmente) e comemorada anualmente em 31 de outubro. A festa faz parte do folclore a mais de três mil anos e é mundialmente conhecida e celebrada.

 

Pensando em estimular o interesse das crianças pela história, os Centros de Educação Infantil e escolas municipais de Ponte Serrada trabalharam o tema com as crianças. No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween, mais conhecido no Brasil como o Dia das Bruxas. É um evento tradicional e cultural que ocorre principalmente em países de língua inglesa.

 

As atividades alusivas nas escolas e CEIs do município aconteceram durante o período matutino e vespertino, como desfiles, brincadeiras, teatro, contação de histórias e muito mais. Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Andressa Caleffi Tamanho, apesar do Halloween não fazer parte da nossa cultura local, a iniciativa por parte das escolas e CEIs em comemorar a data é fundamental para que a criança compreenda o verdadeiro sentido da festa. “Também faz parte do educar, trabalhar datas e eventos que são propagadas na mídia, com o objetivo de informar e esclarecer que o Halloween, apesar das fantasias de bruxas e monstros, é um evento cultural que pode e deve disseminar o bem”.



Na história

 

A origem da festa do Halloween possui uma grande trajetória, por ser praticada há mais de três mil anos. Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de três dias, com início no dia 31 de outubro. Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

 

Na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio. Daí que o nome Halloween decorra da junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".

 

Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos. Atualmente, a comemoração possui um grande valor comercial e a data é feriado nos Estados Unidos.






Este conteúdo é de responsabilidade da Prefeitura de Ponte Serrada.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.