Evento comemora Dia Do Idoso em Ponte Serrada; veja outras informações da administração

Por Prefeitura de Ponte Serrada

06/10/2019 09h44 - Atualizado em 17/04/2020 14h39





A alegria e energia dos idosos foram contagiantes no evento que celebrou o Dia Nacional do Idoso no dia 28 de setembro, no Centro Comunitário de Ponte Serrada. Em um ambiente agradável, sadio e feliz mais de 400 idosos do evento festivo, promovido pela Secretaria da Assistência Social, Conselho Municipal do Idoso e do Programa do Idoso que contou com a presença do prefeito Tibe acompanhado de sua esposa Ivonete Baggio Wrubel, presidente da Câmara de Vereadores Marcelo Tadeu Wrubel, os vereadores Edivan Panizzi, Evandro Pavan e Olivo Cortelini também prestigiaram o evento além de outras autoridades.

 

O evento que teve início na parte da manhã com recepção dos idosos contou com uma mateada e distribuição de cuias personalizadas para cada participante. O cantor Alison juntamente com o pastor Adão Palhano prestaram uma homenagem aos idosos com lindas canções, durante o evento aconteceram sorteio de vários brindes, apresentação dos membros do conselho municipal do idoso e um delicioso almoço regado com churrasco saladas e outros acompanhamentos.  Na parte da tarde aconteceu o matine que foi animado pela Banda Marca de Galpão.

 

A secretária de Assistência Social Andreia Cordeiro enfatizou a importância da valorização do idoso. “O Dia Nacional do Idoso é uma data muito importante porque marca a criação do Estatuto do Idoso, representando um avanço em ter uma lei que protege a pessoa idosa, garantindo os seus direitos e conscientizando as famílias e a sociedade para dedicar aos nossos idosos mais atenção afetiva e social. Nesse sentido, as festas para a terceira idade tem se consolidado como um importante projeto social para os idosos.” destacou a secretária.

 

O prefeito Tibe destacou sobre o quanto os idosos ponteserradenses merecem respeito e admiração. "Vocês nossos idosos foram os responsáveis pelo início de nosso município, pela evolução desta terra. A vida nos ensina muita coisa, e vocês são pessoas sábias, que contribuíram e podem continuar contribuindo com a sociedade", disse o prefeito, ressaltando que sua Administração Municipal vai investir sempre em programas que beneficiem as pessoas idosas do município.

 

Semana da criança tem atividades diferenciadas para alunos



Em comemoração ao Dia das Crianças, a Escola de Tempo Integral Tancredo de Almeida Neves e o Centro de Educação infantil Hortência Rodrigues de Almeida da comunidade do CTG iniciaram a programação em comemoração ao Dia das Crianças e para iniciar as comemorações foi realizada, no dia 3 de outubro, a contação de histórias que encantou as crianças.

 

Neste dia houve várias apresentações envolvendo as escolas e a Apae de Ponte Serrada, deixando o Dia das Crianças cheio de encanto e magia.

 

Alunos de creche visitam propriedade para conhecer e saber mais sobre animais

 

O cachorro late, o gato mia. Por que uns são mais peludos que outros? Por que eles têm patas e não mãos e pés? Inseto é animal? Por que alguns são tão grandes e outros são pequenos? Quem convive com crianças sabe o quanto elas são fascinadas pelos tantos e diferentes animais que existem.

 

Do meio urbano ao rural, existe uma grande diversidade animal coexistindo conosco. Um projeto pedagógico vem sendo trabalhado com os alunos do CEI Hortência Rodrigues de Almeida com o intuito de conhecer mais sobre os animais e em razão deste projeto, os alunos realizaram uma visita na propriedade da Senhora Juliana Dias, localizada na comunidade do CTG, para conhecer mais sobre os animais e viver esta experiência de perto com os animais.

 

De acordo com a diretora do CEI Hortência Rodrigues de Almeida Driane Spessatto as crianças percebem e se interessam por isso. “Tudo ainda é muito novo e incrível. Percebendo isso, devemos aproveitar essa curiosidade em sala de aula para ajudar em seu desenvolvimento pessoal, por isso, neste projeto pedagógico trabalhamos com o tema “animais” com alunos da educação infantil”, finaliza Driane.

 

Bocha de Ponte Serrada se classifica para fase estadual do Jasc



A equipe de bocha do município de Ponte Serrada esteve participando no último final de semana da fase regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no município de Xanxerê.

 

A equipe conseguiu a terceira colocação e de acordo com o diretor de Esportes, Edson Pavan Basi (Inho), consequentemente a equipe está classificada na fase estadual dos Jasc. “Nesta fase estarão somente as melhores equipes do estado. Esta fase acontece no mês de novembro na cidade de Timbó”, afirma Inho.

 

Refis 2019 - Fique em dia com sua cidade

 

O Programa de Recuperação Fiscal e Parcelamento de Créditos da Fazenda Pública do Município, o Refis, tem como objetivo facilitar o acesso dos contribuintes inadimplentes ao poder público municipal, dando a todos a oportunidade de renegociar os seus débitos, estejam eles inscritos ou não na dívida ativa do município.

 

A Prefeitura de Ponte Serrada por meio do Setor de Tributação iniciou neste mês de outubro o programa Refis 2019, que tem como objetivo ofertar de forma simplificada a regularização de dívidas sem juros ou multas. O programa tem um prazo para adesão e segue até o dia 28 de fevereiro de 2020. Para pagamento a vista haverá 100% de desconto de juros e multas, parcelado em 10 vezes com 80% de desconto de juros e multas e parcelado em até 24 vezes com desconto de 40% de juros e multas.

 

A recuperação fiscal além de ser medida comum nas ações de governo com o intuito de reaver créditos fiscais, com consequente aumento da arrecadação tributária é também uma forma de reduzir as execuções fiscais, uma vez que muitas questões serão concluídas no próprio âmbito administrativo, sem ter que recorrer às medidas judiciais cabíveis para satisfação do crédito. De acordo com o fiscal fazendário Ronivaldo de Oliveira o desconto do IPTU 2020 só será concedido para aqueles contribuintes que estão adimplentes com os tributos municipais.

 

Secretaria de Saúde e Nasf distribuem folders explicativos sobre Setembro Amarelo

 

Durante o mês de setembro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) realizaram ações em recorrência da campanha Setembro Amarelo de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O objetivo da campanha foi de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

 

Foram colocadas frases em murais das unidades básicas de saúde e os profissionais da saúde usaram camisetas amarelas, ressaltando a campanha. A psicóloga do município, Sandra Catapan, coordenadora do Nasf esteve realizando a entrega de um material informativo sobre o tema nas escolas.

 

No dia 10 de setembro foi comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, porém o movimento acontece durante todo o mês com a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

 

A psicóloga e coordenadora do Nasf de Ponte Serrada, Sandra Catapan, destaca que não existe uma única explicação para o suicídio e sim vários fatores associados como fatores psicológicos, sociais, ambientais, familiares, culturais e genéticos. O suicídio e o comportamento suicida são mais frequentes em pacientes psiquiátricos.

 

“A maioria das pessoas que cometem suicídio tem um transtorno mental diagnosticável, porém poucos procuram ajuda de um profissional de saúde mental. O suicídio pode ser prevenido quando falamos sobre o assunto, uma vez que nos dias de hoje ainda é tratado como um tabu, o que contribui para que continue acontecendo”, ressalta Sandra.


Este conteúdo é de responsabilidade da Prefeitura de Ponte Serrada.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.