Passos Maia realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Por Prefeitura de Passos Maia

20/08/2019 17:04




A Secretaria de Desenvolvimento Social de Passos Maia realizou na tarde desta terça-feira, dia 20, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. Neste ano sob o tema “Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação social”, o evento avaliou os atuais serviços e elaborou propostas para os próximos dois anos no setor.

 

Instância máxima de participação da sociedade e da administração pública para decidir ações que aperfeiçoem e consolidem o Sistema Único da Assistência Social (Suas), a conferencia foi norteada por três eixos temáticos: I - Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; II - Política Pública tem que ter financiamento público; e III - A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.

 

“É um momento em que a população toda está convidada para participar e ajudar a avaliar a política de assistência social”, frisou a palestrante Irací de Andrade. Mestre e doutora em Serviço Social, formada pela PUC de Porto Alegre, ela falou para um público de dezenas de pessoas, incluindo vários usuários dos serviços sociais oferecidos pelo município.



Segundo Irací, até cinco propostas por eixo podiam ser elaboradas para o município, totalizando um máximo de 15 dentro dos três eixos temáticos. Três propostas — uma por eixo — seguem agora para a etapa estadual da conferência, prevista para novembro, além de outras três para a fase nacional, que deverá ocorrer em dezembro.

 

As sugestões em âmbito municipal integram um relatório que fica com a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, responsáveis pela execução dentro dos próximos dois anos. Também foram escolhidos três delegados para representar Passos Maia nas duas próximas etapas da conferência — estadual e nacional.



“Todos os municípios vão ter os seus três representantes. Esses delegados, de todas as propostas que vierem dos municípios, vão eleger as prioritárias para o estado. Da mesma forma, na conferência estadual vão ser definidos os delegados que vão representar Santa Catarina na conferência nacional”, explicou a palestrante.

 

Entusiasmada pela quantidade expressiva de pessoas no evento, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Vanessa Sppada, agradeceu ao público e aos profissionais envolvidos na organização da conferência. “Agradeço a toda a equipe do Cras e da Assistência Social. Essa conferência só foi possível porque vocês pegaram junto. Tenho uma equipe muito boa trabalhando comigo e só tenho a agradecer”, reconheceu.



Este conteúdo é de responsabilidade da Prefeitura de Passos Maia.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.